Montag, 12. Januar 2009

Internet de onda livre chega ao Brasil

O brasileiro Alexandre Maestrini, colaborador da swissinfo.ch, é um dos iniciadores da rede Openwireless.ch

Quelle: swissinfo.ch
Datum: 11.01.2009
Autor: Geraldo Hoffmann
Mirror: x-event.designo.ch

Home | Project | OLPC / Ondalivre | Video und Berichte



Zitat:
O brasileiro Alexandre Maestrini, colaborador da swissinfo.ch, é um dos iniciadores da rede Openwireless.ch, um projeto piloto na Suíça para prover internet via ondas de rádio inicialmente em países em desenvolvimento. Esta ideia meio anárquica não é nova, porém só consegue seguidores muito lentamente. Conhecida como Freifunk.net na Alemanha e Funkfeuer.at (Áustria), acaba de chegar ao Brasil com o nome Ondalivre.

Depois que o Alexandre traduziu o software livre Freifunk do alemão, vários brasileiros e portugueses começaram a implementá-lo em português, para a construção das cidades digitais. Estão sendo criadas redes em malha (mesh) nas cidades de Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, entre outras. O Freifunkt se destaca por ser mais prático para a adesão das pessoas não versadas em técnica. A Associação Software Livre.Org está sendo um braço animador da rede ondalivre.com.br.

O projeto freifunk.net desenvolve software para a criação de redes sem fio, capazes de unir comunidades e, especialmente no Brasil, possibilitar a inclusão digital, pois permitem conectar muitos computadores à Internet por redes sem fio via rádio.

Segundo explica o Alexandre, o principal elemento do sistema é um firmware, derivado do OpenWRT, que provê a maior parte das funções possíveis e imagináveis para se administrar uma rede sem fio em malha. Outra parte importante do software é o suporte à Web. Através dele, consegue-se ter uma visão geral de um conjunto de APs (pontos de acesso), o que facilita sua administração.

Clique aqui para baixar a versão em português do Freifunk-Firmware e leia mais sobre redes mesh e Freifunk.

Registrado em Tecnologia de Geraldo Hoffmann.