Dienstag, 17. November 2009

Notícias: Tecnologias mudam serviços e melhoram qualidade de vida nos Municípios

Promover a inclusão digital e social em todos os Municípios brasileiros é o novo objetivo da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Tendo em vista as discussões cada vez mais intensas em torno das Cidades Digitais, a entidade, por meio do Portal Municipal, acredita que este seja o grande desafio para 2010.

Quelle: primeiraedicao.com.br
Datum: 16.11.2009
Autor: Desconhecido

Home | Project | OLPC / Ondalivre | Video und Berichte

Citação:
A ideia da CNM é fortalecer ainda mais o municipalismo e somar mais exemplos ao crescente número de Municípios que colhem bons resultados, após investirem em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s).

Para conquistar efetivos resultados com a inclusão digital, a Confederação chama atenção para a necessidade de oferecer renda e educação à população. Este foi um dos primeiros passos dos gestores de Macaé (RJ), Piraí (RJ) e Pedreira (SP), por exemplo. Todos estes Municípios mostraram por que servem de modelo até mesmo para o governo federal.

Macaé (RJ) desenvolve atualmente 27 projetos que visam o desenvolvimento tecnológico local. Coordenados pela secretaria municipal de Ciência e Tecnologia, as políticas locais oferecem acesso gratuito à Internet, cursos de montagem de computadores para jovens e Lan Houses Públicas. São 18 quilômetros de fibras óticas interligando o Município e facilitando o trabalho dos servidores.

O Macaé Inteligente é um dos exemplos do uso da tecnologia para a promoção social. Criado em 2007, o projeto oferece aulas em três turnos para os adolescentes da região. O curso ensina principalmente a manutenção de computadores, que depois de montados são enviados para as 18 Lan houses.

Para o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, “Impulsionar o desenvolvimento humano na mesma velocidade que o econômico é nossa prioridade, como na ampliação do acesso digital gratuito para a população carente”. Ele afirma que, a democratização do acesso à Internet em bairros periféricos é uma forma de levar à criança, ao jovem e ao adulto maiores possibilidades de educação e emprego.

Pedreira (SP)
Em outro caso, como no Município paulista de Pedreira, o prefeito Hamilton Bernardes compara o acesso à Internet com a Educação básica. “Hoje quem não está conectado passa a ser analfabeto, porque tem restrições e não recebe todo o conteúdo disponível em rede”, expõe.

Para Hamilton, vale a pena aplicar recursos em TIC’s, pois o custo é muito baixo e o resultado da iniciativa é altamente positivo. “Eu já investi R$ 800 mil em tecnologia para os moradores. É algo muito barato levando em conta a soma de benefícios que a população incorpora nessa atividade ao seu dia-a dia”, afirma.

A comparação feita pelo prefeito Hamilton vai além das fronteiras de Pedreira. Em Piraí (RJ), a prefeitura, em parceira com os governos estadual e federal, fez o diferencial ao oferecer um laptop a cada aluno da rede pública local. É o Projeto UCA – Um Computador por Aluno.

Segundo relato do prefeito Arthur Ferreira, após o início do projeto, a educação no Município mudou totalmente. “Houve melhor rendimento dos alunos, a evasão escolar diminuiu e os professores estão muito motivados”, conta orgulhoso. O projeto teve inicio em 2007 e no primeiro semestre deste ano chegou a 100% das escolas e a todos os estudantes.

Para a CNM, além de investir em equipamentos (TIC’s), os Municípios devem seguir outros dois passos: qualificar os gestores locais para trabalhar com sites, softwares e ferramentas e, posteriormente, buscar a participação dos cidadãos.

Segundo a Confederação, não há como obter sucesso em projetos digitais sem qualquer um destes três itens. É isso que os governos devem buscar antes da implantação de projetos de inclusão digital.

Texto original >>